Versions Compared

Key

  • This line was added.
  • This line was removed.
  • Formatting was changed.

A operação de telefonia IP em redes privadas (PABX IP) requer alguns pontos adicionais de atenção:

  1. Verificar existência de ALG nos roteadores e firewalls. Como desabilitar no Microtik: https://support.onsip.com/hc/en-us/articles/209731748-Mikrotik-SIP-ALG-SIP-Helper
  2. Diminuir o tempo de registro nos telefones. O padrão é 1 hora, o que pode fazer com que o telefone fique até 1 hora indisponível para receber chamadas em caso de falha na rede. Recomendo baixar para 10 minutos, ou 5, dependendo da estabilidade da rede do cliente.
  3. Problemas de Transferência/Captura estão relacionados diretamente aos dispositivos usados na chamada, para a versão HPBX Proxy. Desta forma, os casos de captura/transferência devem ser tratados de forma pontual.
  4. Problemas envolvendo a rede, como perda de pacotes, jitter e falta de banda, causam degradação da qualidade de voz, como picote e metalização.
  5. Padronize o parque de terminais de usuário. Esta ação diminuirá a demanda por suporte funcional a partir dos usuários finais.  

Além dos pontos acima, alguns recursos funcionais podem perder a efetividade, ou apresentar comportamento errático, conforme a qualidade de rede (perda de pacotes, jitter e latência).

Em operações com múltiplos registros para um usuário, o funcionamento de alguns recursos pode apresentar intermitência na funcionalidade de  transferência e/ou captura, decorrente de eventos irregulares na rede:

  • Quando um numero recebendo uma transferência (# B) operar com dois registros, e no  ato da transferência o numero enviando a transferência (# A) receber dois NOTIFYs, um com 200Ok e outro com Falha, adotam o que receberam primeiro. Se vier a falha primeiro, haverá falha na transferência. Se # A receber o 200Ok primeiro a transferência funcionará.