De modo geral, os produtos SIPPulse trabalham para fins de salvas, com três tipos de dados/informações:
- Dados de Configuração Operacional: estes dados tendem a ser constantes após a instalação do ambiente e estão relacionados a aspectos de licenciamento e operação da plataforma. São alterados apenas pela equipe SIPPulse.
- Dados de Configuração Funcional: dados relacionados às operações funcionais da plataforma, como por exemplo, clientes, rotas, tarifas, perfis de uso, administradores, etc. Dados inseridos pelo cliente e utilizados na operação dos serviços e geração dos dados de produção.
- Dados de Produção: Dados de produção são classificados como
- CDRs: cada sinalização de invite gera um CDR (será gerado um CDR adicional para cada transbordo ocorrido em uma chamada)
- ACCs: tabela de dados operacionais da plataforma e componentes a ela associados.
- CDRs tarifados: CDRs tarifados gerados por rotinas periódicas específicas de fechamento de bilhetes. Somente chamadas completadas e encerradas corretamente (chamadas não encerradas através de sinalização "bye" são registradas em tabelas assessórias.
Na plataforma SIPPulse, há processos automatizados de geração de backups dos dados de Configuração Funcional e de Produção.
Retenção on-line de dados
Por padrão a plataforma mantém on-line dados de Configuração Funcional de forma permanente, até que haja nova configuração introduzida pelos administradores do cliente (os dados anteriores são apagados e a alteração é registrada no Log de Auditoria Sistêmica).
Já os dados de Produção seguem o seguinte padrão:
- CDRs Tarifados: máximo de 180 dias
- ACCs e demais CDRs: máximo 40 dias.
A retenção de dados de Produção pode ser revista conforme projeto, demanda operacional e disponibilidade de capacidade de armazenamento de dados. É importante destacar que quanto maior as tabelas de dados armazenados on-line, maior o tempo de consulta que o sistema precisa fazer para encaminhar uma chamada e gerar relatórios, consequentemente impactando no desempenho da plataforma. Siga sempre a recomendação da SIPPulse. |
---|
A alteração do tempo de retenção de dados on-line deverá ser feita somente via sistema VTracker. |
---|
A retenção de dados on-line na plataforma por longos períodos irá causar uma perda de desempenho funcional e operacional. Uma vez que diversos aspectos operacionais são afetados, como por exemplo, consultas e/ou inserção de registros em um banco de dados extremamente populado. Caso o volume de dados de produção gerado pela operação do cliente seja excessivo, a SIPPule irá reduzir os tempos de retenção acima definidos. |
---|
Rotinas de backup
As plataformas PCTR, PGWS e PTXH têm nativamente uma rotina diária que executa uma salva completa dos dados de Configuração Funcional e Dados de produção. A rotina gera um arquivo compactado que é armazenado no servidor do Banco de Dados, sob um dos diretórios abaixo (conforme configuração inicial):
- /var/lib/sippulse/backup
- /home/suporte/backup
Os arquivos ficam armazenados por 3 dias, arquivos mais antigos serão removidos pela rotina de backup. A extensão do arquivo gerado é um tar.gz nesse formato Pulse-AAAA-MM-DD.tar.gz. Tais arquivos terão:
- Dados de Configuração funcional: ultima configuração salva pelo(s) administrador(es)
- Dados de Produção-CDRs tarifados: 180 dias ou conforme configurado no ambiente do cliente.
- Dados de Produção-ACCs : 40 dias ou conforme configurado no ambiente do cliente.
O cliente deverá providenciar a extração destes arquivos e seu arquivamento em local seguro e conforme sua própria política de preservação de dados e informações. |
---|
Note que após a geração do backup, os dados permanecem on-line conforme regra acima definia (Retenção online de dados).
Além da rotina diária, o cliente poderá solicitar a configuração de retina complementar para extração de CDRs apenas. Esta rotina é executada em períodos maiores (por no máximo 180) dias e irá gerar apenas arquivos de CDRs tarifados. Esta rotina permite que o cliente reduza custos de armazenamento de dados históricos retendo, por mais e X dias somente os dados de CDR tarifados. O ciclo de execução desta rotina não pode ser maior do que o prazo definido para Retenção on-line de dados para CDRs tarifados, sob o risco de perda de dados e informação, e deve ser definido pelo cliente na implantação da operação. Em caso de mudança o cliente deverá solicitar via sistema VTracker.
Mecanismos Complementares
Além da geração de arquivos de backup o cliente deve utilizar um dos recursos abaixo para extração e retenção de dados entre os períodos de execução de backups diários:
- "View" ao banco de dados: a plataforma PCRT dispõe de view para extração de dados das tabelas de CDR e ACC do banco de dados. Os dados podem ser extraídos tempestivamente e devem ser armazenados em servidor separado. Para operações de alto volume, este recurso permite ainda que o cliente gere dados e análises (BI) sobre os CDRs e ACCs sem impactos em sua operação.
- Uso do recurso de ARCHIVE (modulo adicional). O ARCHIVE oferece um repositório de dados onde armazenamos CDRs (por 5 anos), tabelas de ACC (máximo 180 dias) e configurações do ambiente. Este módulo tem licenciamento avulso e requer infra dedicada. Através do ARCHIVE o cliente poderá recuperar qualquer CDR (até 5 anos) de forma gráfica e sem necessidade de restaurar arquivos antigos.
Os mecanismos adicionais acima descritos não eliminam ou substituem as rotinas de back-up descritas nesta seção.
Os rotinas de back-up do sistema podem ser complementadas por projetos de redundância operacional, que devem ser objeto de projeto específico em cada caso.
As rotinas de backup diárias somente recuperam os dados após o "encerramento" a operação. Dados gerados entre um backup diário e outro, poderão ser perdidos em caso de falhas catastróficas do ambiente operacional do cliente que afete o servidor do banco de dados, caso não haja extração de dados via através das "views" do mesmo. |
---|
É importante destacar que todas as rotinas de backup, acesso ao banco de dados através de "views" e uso do ARCHIVE somente recupera dados que já estão persistidos no banco de dados. Em operações com proxy independente, certifique-se de que, para correta e completa geração de arquivo de backup, a comunicação entre o proxy e o banco esteja ativa e os dados gerados no proxy estão devidamente persistidos no banco. |
---|