Guia de instalação Softswitch - Instalação CentOS 7 64bits

Sobre

Guia de como instalar o CentOS 7 para rodar os Softswitch da SIPPulse.

Como configurar

 

O CentOS 7 pode ser obtido no link: http://sippulse.com/clients/isos/Centos-7.iso

 

Ao fazer o boot pela unidade que contém a mídia de instalação, a tela 1 será exibida, e deverá ser escolhida a primeira opção: Install CentOS 7.

Tela 1 - Tela Inicial

O instalar padrão do CentOS 7 para servidores com mais de 1GB de memória é o Anaconda.

Primeiramente é necessário definir qual a linguagem será utilizada durante a instalação, escolha a linguagem de sua preferência. Por padrão é utilizado português do Brasil.

Tela 2 - Linguagem

A tela 3 irá apresentar o RESUMO DA INSTALAÇÃO, onde deverá ser realizado as principais configurações: Data e hora (ponto 1), teclado (ponto 2), idioma (ponto 3), particionamento (ponto 4) e rede (ponto 5).

A primeira configuração a ser feita, será a DATA & HORÁRIO (ponto 1, tela 3). Configure-a conforme a sua localização.

No exemplo esboçado na tela 4, foi escolhido a Região: Américas e Cidade: SãoPaulo. Já que estas opções representam o horário de Brasília.

O próximo passo é selecionado o layout de teclado. Deve ser selecionado a opção TECLADO (ponto 2, tela 3) e então o layout compatível com o teclado que está sendo utilizado no servidor.

Após as configurações de idiomas feitas, verifique se as mesmas estão corretas. Paraisso entre na opção Suporte a Idiomas (ponto 3, tela 3). Caso você escolha as opções baseadas no idioma do Brasil as configurações de vem estar conforme a tela 6.

 

Concluída as etapas descritas anteriormente, o próximo passo será criar as partições do Disco, para isso, vá em DESTINO INSTALAÇÃO (ponto 4, tela 3). Selecione o disco onde será salvo o sistema operacional (ponto 1, tela 7) e em Outras Opções de armazenamento sete a opção: Eu irei configurar o particionamento (ponto 2, tela 7). Deverá ficar conforme o monstrado na tela7.

Ao clicar em FINALIZADO (ponto 3, tela 7) a tela 8 é aberta, nela será configuradas as partições. Para criar as partições clique no “+” (ponto 1, tela 8), caso queira remover alguma partição, selecione a partição desejada e clique em “-” (ponto 2, tela 8).

No exemplo esboçado neste manual, o disco possuí 24GiB que é aproximadamente 25,76GB

Desse montante, 4GB deverão ser reservados para swap e o restante dividido da seguinte forma:

 

Caso o seu ambiente seja formado por apenas um servidor, contendo todos os serviços:

  • 70% para o /var/lib/mysql

  • 10% para o /var/log

  • 5% para o /var/log/acc

  • 15% para o /

 

Caso seja uma máquina irá conter apenas o serviço de banco de dados + Aplicação.

  • 75% para o /var/lib/mysql

  • 10% para o /var/log

  • 15% para o /

 

Se o seu servidor for exclusivo para SipProxy + RTPProxy.

  • 40% para o /

  • 30% para o /var/log

  • 30% para o /var/log/acc

 

Como a configuração do Centos 7 se baseia em Gibibyte e os cálculos descritos neste manual são baseado em Giga bytes. Estas unidades apresentam uma diferença de valor(1GiB=1.073741824GB). Esta diferença faz com que ao concluir o particionamento do disco, reste uma parte do mesmo que não foi destinada a nenhuma partição específica. Este espaço restante deverá ser usado para o boot do sistema.

Os exemplos abaixo irão apresentar as partições para uma máquina que contenha apenas o banco de dados e a aplicação. Inicialmente será configurado o swap. Para isso oPonto Montagem(ponto 1, tela 9) inserido será o swap e a Capacidade Desejada (ponto 2, tela 9) deverá ser o valor de 4GB, conforme especificado anteriormente e exemplificado na tela 9.

 

Após clicarem Adicionar ponto de montagem(ponto 3, tela 9), será apresentado a tela 10, onde deverá ser alterado o Sistema do Arquivo para swap.

Como o disco utilizado neste exemplo possui 24GiB e 4GB foi destinado ao swap. O restante deverá ser particionado obedecendo às porcentagens descritas anteriormente.

Para o banco foi reservado 15GB que é aproximadamente 75% do espaço restante dodisco, essa informação deve ser preenchida no campo Capacidade Desejada (ponto 2, tela 11). Para configurar este ponto de montage é preciso adicionar o caminho /var/lib/mysql no campo Ponto Montagem (ponto 1, tela 11).

Após clicar em Adicionar ponto de montagem(ponto 3, tela 11), será apresentado a tela 12, onde deverá ser alterado o Sistema do Arquivo para ext4.

Dos 25% restantes do disco, 10% será destinado para o log. O Ponto de Montagem (ponto 1, tela 13) será o /var/log, com base no nosso exemplo, a Capacidade Desejada (ponto 2, tela 13) será 2,5GB. É importante salientar que as casas decimais devem ser representadas com o uso da vírgula.

Após clicarem Adicionar o ponto de montagem (ponto 3, tela 13), lembre-se de alterar o Sistema do Arquivo para ext4, tela 12.

O restante do disco (15%) será destinado para o sistema operacional. O Ponto Montagem (ponto 1, tela 14) será o / , e com base no nosso exemplo, a Capacidade Desejada(ponto 2, tela 14) será 2,5GB.

Adicione o ponto de montagem em Adicionar ponto de montagem (ponto 3, tela 14). E altere o Sistema do Arquivo para ext4, tela 12.

E por fim, o restante do disco deverá ser utilizado para boot do sistema. O ponto Montagem (ponto 1, tela 15) será no /boot e a Capacidade Desejada (ponto 2, tela 15), neste caso será 1,76GB.

Após clicar em Adicionar Ponto de Montagem (ponto 3, tela 15) altere o Sistema do Arquivo para ext4, tela 12.

Concluído o particionamento do disco, clique em Finalizado (ponto 3, tela 8). Ao finalizar, um resumo das mudanças realizadas irá aparecer, conforme mostrado na tela 16, então basta clicar em Aceitar Alterações, tela 16.

 

Seremos redirecionados novamente para o Resumo da instalação, tela 3. Verifique se o Destino Instalação (ponto 4, tela 3) ficou conforme a tela 17, caso contrário, reveja as configurações realizadas.

O próximo passo será configurar a rede em REDE&NOME DO HOST. Nesta opção são configurados os parâmetros da interface de rede, como o nome do host, o IP, o gateway e a rota padrão. Será necessário ativar a rede e definir o nome e o domínio do servidor. A tela 18 indica os locais onde a rede é ativada (ponto 1) e o local para fazer a troca do nome do host(ponto 2).

As configurações de Rede devem ser feitas clicando na opção Configurar (ponto 3). O endereço IP, a máscara de rede, a rota e o DNS devem ser configurados com base na sua rede e faixa de ip disponível.

Seremos redirecionados novamente para a tela 3, onde o Resumo de instalação é exibido. Verifique se a opção REDE & NOME DO HOST (ponto 5, tela 3) está conectada conforme a tela19, caso contrário, reveja as configurações realizadas.

Após concluída as configurações citadas acima, o botão inicializar a instalação (ponto 6, tela 3) estará disponível. Ao clicar nele, estaremos indo para a próxima etapa, onde será definido a SENHA RAIZ (senha de root) (ponto 1, tela 20) e a CRIAÇÃO DE USUÁRIO (ponto 2, tela 20). A equipe SIP Pulse só utiliza esta senha no seu primeiro acesso ao servidor, depois é criado um usuário próprio para manutenção dos servidores. Portanto,lembre-se de guardar esta senha.

Ao concluir todos os passos descritos nesse manual reinicie a máquina. Quando o sistema iniciar, teste a instalação, realizando o login com usuário “root”, tela 21.

A tela22 indica o login efetuado com sucesso.

SIPPulse Routing and Billing Solutions for SIP