/
Roteamento baseado na qualidade da terminação

Roteamento baseado na qualidade da terminação

As operadoras poderiam aumentar seu lucro se pudessem em tempo real, avaliar qual operadora possui o menor custo atendendo as necessidades de qualidade. O objetivo do quality routing é permitir que a decisão da melhor rota seja tomada em tempo real de acordo com uma série de parâmetros.

Novos parâmetros para cada rota

Cada regra de roteamento a partir da versão 4.1 passou a possuir um conjunto de critérios a serem preenchidos. Estes critérios podem ser preenchidos ou importados. Os critérios como Taxa mínima de ASR, Taxa mínima de ACD, Taxa mímina de MOS, Máximo de chamadas por rota, Taxa mínima de CCR e Taxa mínima de PDD são carregados no banco de dados e desta forma devem ser informados no formato padrão JSON. A Interface do sistema permite incluir e editar estes valores, mas na maioria dos casos isto se dará mesmo através de importação.

Na aba de configuração é possível especificar por rota se vai ou não ser usado o roteamento por qualidade. O sistema permite:

  • Ativar Regra de Qualidade: Ativar ou desativar as regras de qualidade por rota individual.
  • Modelo de Roteamento por qualidade: Para evitar ter de digitar todas as regras de qualidade, usamos o sistema de modelos (templates). Ao carregar o template ele carrega todos os outros dados.
  • Somente Gateways com CLI: Escolher gateways que possuam identificador de chamadas.
  • Mínimo de amostras: Quantidade de chamadas antes que o sistema passe a atuar. Para ter estatísticas de forma significativa, um número mínimo de amostras precisa estar definido para o cliente.
  • Taxa mínima de ASR: Escolher gateways que possuam no mínimo o ASR especificado. Onde ASR é a taxa de atendimento (Chamadas Atendidas/Chamadas Totais)
  • Taxa mínima de ACD: Escolher gateways que possuam no mínimo o ACD especificado. Onde ACD é o tempo médio de duração de uma chamada.
  • Taxa mínima de MOS: Escolher gateways que possuam no mínimo o MOS especificado. Onde MOS é o Mean Opinion Score, medida de qualidade de chamada que vai de 1 à 5 sendo 5 a melhor qualidade. A medida de qualidade das chamadas é medida externamente e inserida nos gateways.
  • Taxa mínima de CCR: Escolher gateways que possuam no mínimo o CCR especificado. Onde CCR é a taxa de completamento (Chamadas completadas incluindo ocupadas, não atende e e canceladas pelo cliente/ Chamadas totais).
  • Taxa mínima de PDD: Escolher gateways com no máximo o PDD especificado. Onde PDD quer dizer atraso pós discagem (Post Dial Delay) que é o tempo entre a chamada ser solicitada via o método INVITE e o sistema enviar o primeiro alerta (180/183) ou atendimento.
  • Máximo de chamadas simultâneas por rota: Número máximo de chamadas simultâneas que uma rota pode aceitar. No caso de uma operadora móvel, quantas chamadas o conjunto de clientes que usam esta rota podem colocar nos gateways.
  • Ação: As ações possíveis naqueles itens que permite ações padronizadas são:
    • 1 - Alert: Apenas alerta no log e na interface de eventos
    • 2 - Skip: Passa para o próximo gateway
    • 4- Penalty Passa para o próximo gateway e gera evento
    • 0: Sem nenhuma ação
  • Penalidade em segundos. O tempo que a rota ficará fora de uso após ser rejeitada por um requisito de qualidade.


Modelo de inserção de dados

Para simplificar a entrada de dados da qualidade das rotas foi criado uma opção de gerar um modelo em Roteamento de Chamadas->Modelo de Roteamento por Qualidade.

Importando regras para quality routing

As regras de importação permitem que se importe e exporte os registros usando um modelo específico. Antes de importar, faça o download do modelo em, Roteamento de Chamadas-> Gerenciamento de Regras->Clique Aqui e Faça o Download do Template.

Em uma planilha Excel, preencha os dados informando o grupo de roteamento, prefixo, nome da regra, prioridade, identificação do gateway, se é uma lista de gateways(L) ou um gateway (G) e o nome do template de qualidade. Desta forma durante a importação o sistema irá definir os parâmetros de qualidade presentes no modelo.


Gerenciamento de Regras de Roteamento

Aqui é possível gerenciar as regras de roteamento com maior facilidade utilizando recursos para sua manipulação, como importação, exportação e cópia.

Em Importação de Regras de Roteamento Dinâmico é possível importar um conjunto de regras de roteamento através de uma planilha excel. A planilha modelo fica disponível para download na área de importação (vide imagem acima). O sistema é capaz de importar milhares de registros em poucos segundos, fazendo com que a administração das regras seja simplificada. Ao término da importação, não se esqueça de clicar no botão Carregar Alterações para que o sistema atualize o seu cache com os novos dados.

  1. Faça o download do Template;
  2. Abra o Template e complete todos campos em relação à regra de roteamento:

    ATRIBUTO

    DESCRIÇÃO

    REQ.

    DEF.

    Nome da Regra

    Nome da Regra de Roteamento.

    SIM

    N/A

    Recorrência

    Permite definir a validade de uma regra.

    NÃO

    N/A

    Grupo de Rotas

    Identificador do Grupo de Rotas da regra.

    SIM

    0

    Prioridade

    Prioridade da Regra de Roteamento.

    SIM

    0

    Gateways ID´s

    Específica o código de identificação do Gateway, podendo ser mais de um separado por vírgula:

  • Gateway List Type igual a G os ID's são somente separados por vírgula, Ex: 1,2,3.
  • Gateway List Type igual a L são separados por vírgula e prefixado o # na frente, Ex: #1,#2,#3;|SIM|N/A|

    Gateway Type

    Define se a lista de itens associados à regra são Gateways (G) ou Listas de Gateways (L).

    SIM

    G

    Template Name

    Nome do modelo de roteamento por qualidade que será utilizado

    NÃO

    N/A


    Tela de Exportação de Regras de Roteamento

    Em Exportação de Regras de Roteamento Dinâmico é possível exportar as regras de roteamento de um grupo de rotas específico para um arquivo, seguindo o mesmo padrão usado na importação. Sendo assim possível editar as regras de roteamento mais facilmente e depois importar novamente para o sistema. Para realizar a exportação é necessário selecionar o grupo de rotas que será exportado e clicar no botão Exportar para CSV, depois aparecendo o arquivo na lista abaixo para download.

    Em Cópia de Regras de Roteamento Dinâmico é possível copiar as regras de roteamento de um grupo de rotas para um novo grupo de rotas. Para executar a cópia é necessário selecionar o grupo de rotas de origem, que será as regras cópiadas, e preencher o grupo de rotas de destino, sendo obrigatoriamente um não utilizado, depois das informações preenchidas é preciso clicar em Copiar para executar a cópia.

Related content

Regras de Roteamento
Regras de Roteamento
More like this
Roteamento por Horário
Roteamento por Horário
More like this
Não rotear com prejuízo
Não rotear com prejuízo
More like this
Roteamento - PCRT 4.7
Roteamento - PCRT 4.7
More like this
Roteamento - PCRT 5.7
Roteamento - PCRT 5.7
More like this