PIPES SIP Entrada
Os pipes SIP de entrada fazem o tratamento das chamadas entrantes no PGWS. Por padrão, o PGWS entrega todas as chamadas entrantes (que não originam de um servidor SIP) para os servidores SIP configurados, de forma sequencial na ordem em que os mesmos foram cadastrados.
Porém, em alguns casos pode ser necessário fazer um tratamento específico nas chamadas entrantes, o que é possível com os PIPES SIP de entrada.
Ao acessar este menu, serão listados todos os PIPES SIP de entrada configurados:
Ao adicionar um novo, a seguinte tela será exibida:
Onde:
- Nome: Nome de identificação do PIPE SIP Entrante
- Endereço origem: Endereço IP que enviará chamada para ser tratada neste PIPE
- Interface de Destino: Interface que enviará a chamada servidor SIP
- Endereço: Endereço IP do servidor SIP que deverá receber esta chamada
- Chamadas Simultâneas: Limite de chamadas simultâneas para o PIPE, para ilimitado basta inserir 0
- Mídia: Normal, Proxy ou Bypass. Onde:
- Normal: O SBC fará o tratamento de mídia, com possibilidade de transcodificação
- Proxy: A mídia passará pelo SBC, porém o mesmo fará somente um proxy de mídia, ou seja, ele não fará nenhum tratamento.
- Bypass: A mídia não passará pelo SBC, ela trafegará diretamente entre o servidor SIP e o gateway
- Codecs: CODECs aceitos pelo gateway/operadora. Não é recomendável o uso de mais de quatro CODECs para o tamanho do pacote não exceder a MTU. Esta configuração sobrescreverá a configuração de CODECs da interface destino para este PIPE.
- Repassar From: Repassa o cabeçalho From recebido para o destino
- CPA: Habilita a análise do áudio das chamadas para análise, desligando a chamada e informando o motivo em um cabeçalho SIP. A detecção ocorre nos primeiros segundos das chamadas, a fim de evitar cobrança em uma chamada inválida.
- FAX: Identifica sinal de portadora de FAX
- Caixa postal: Identifica os bipes de caixa postal e secretária eletrônica
- Ring em atendimento: Identifica o áudio de ring em chamadas que receberam a sinalização de atendimento, evitando cobrança por chamadas que ainda estão em ring.
- Manipulação de A: Adiciona os perfis de manipulação do número do originador previamente cadastrados
- Manipulação de B: Adiciona os perfis de manipulação do número de destino previamente cadastrados
Note que a interface e o endereço do destino não, necessariamente, precisam ser o de um servidor SIP configurado. Com isto, é possível que o SBC envie chamadas entrantes para servidores que não estão autorizados a enviar chamadas para ele, dando a capacidade deste componente tornar um nó central de roteamento.
Quando uma chamada de um PIPE SIP Entrande é enviada para um servidor softswitch (como o SIPPulse PCRT ou PSWC), com o IP do PGWS cadastrado como um Gateway do tipo SBC (vide manual do SIPPulse PSWC/PCRT), o IP de origem da chamada é encaminhado para o softswitch através de um cabeçalho SIP específico, tornando o SBC B2B transparente na autenticação por IP do CONECTe. Com esta funcionalidade, é possível fazer tratamento de chamadas oriundas de clientes e não só de fornecedores através do PGWS.
Uma vez o PIPE definido basta salvá-lo e carregá-lo para que a operação comece imediatamente.