Este documento visa mostrar como realizar a análise de incidentes relacionados com chamadas mudas ou DTMF utilizando o Wireshark.
Todas informações sobre funcionamento da sinalização e oferta de endereços de mídia no SDP estão disponíveis no canal da pulse no youtube de forma detalhada.
Análise de áudio no Wireshark
Para analisarmos o RTP (áudio) de forma isolada entre os elementos da rede é necessário termos uma captura. Utilizaremos o Wireshark para realizar a análise do áudio.
Realizar a captura da sinalização com áudio(RTP) utilizando Sngrep.
Através do Sngrep conseguimos identificar de forma visual o IP e Porta de origem e destino em cada stream de forma isolada: (caso no seu sngrep não apareça a sinalização em “branco” que é o RTP veja o documento sobre captura)
Com a captura aberta no Wireshark acesse a opção Telephony > RTP > RTP Streams:
Escutando streams de forma isolada:
Esta análise serve para entender se o proxy está recebendo o áudio e repassando de forma correta.
Casos envolvendo DTMF
Há três tipos de sinalização DTMF: SIP-INFO, INBAND e RFC2833.
INBAND e SIP-INFO:
Nesses casos o Wireshark consegue identificar os dígitos através da sinalização e é possível saber qual foi o número enviado. A análise é feita através da visualização da sinalização no Wireshark:
Para ver a sinalização vá em Telephony > Sip Flows:
RFC2833: A sinalização é enviada por tom, podemos “ver” o tom enviado em cada stream reproduzindo o áudio conforme no exemplo de reprodução:
Com essa análise é possível identificar se o áudio e dígitos foram recebidos e repassados.
Oferta de DTMF
No exemplo abaixo o cliente sinalizou que o destino não estava recebendo os eventos DTMF e consequentemente a ura não estava funcionando.
Análise do SDP na sinalização:
Vemos que a origem não ofertou o suporte à DTMF ( a=rtpmap:101 telefone-event/8000 )
Comparando com o destino onde foi enviado a oferta de DTMF:
a=rtpmap:101 telefone-event/8000
Concluímos que a origem não tem suporte a DTMF. Foi resolvido sinalizando para o cliente verificar na origem o envio (habilitou na ONU).