Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

« Previous Version 4 Next »

Este documento é voltado aos administradores e equipes de suporte de operações baseadas em produtos SIPPulse. DEve ser utilizado em conjunto com os respectivos manuais dos produtos contratados, o GUIA DE SERVIÇOS e o GUIA DE INFRAESTRUTURA. 

A operação de telefonia, pública ou privada, segue sendo um importante instrumento de apoio a negócios e à nossa vida pessoal. O advento da tecnologia NGN, integrando à operação de telefonia às redes de dados IP, trouxe às operações de telefonia uma série de novos recursos, além de permitir a convergência de redes e redução de custos, elevando o potencial de serviços que podem ser oferecidos aos usuários, a um custo comparavelmente reduzido, tanto em investimentos quando em custos operacionais. 

No entanto, a mudança do modelo de operação física de telefonia, agora operando sobre uma rede dados IP, passou a demandar o mesmo nível de atenção, além de agregar competências específicas requeridas para manter a capacidade operacional e qualidade de serviços de telefonia, da operação de redes de dados. Sob alguns aspectos, a demanda por qualidade e consistências da operação da infraestrutura de rede é ainda mais crítica, uma vez que problemas são mais facilmente percebidos pelos usuários.

De modo geral, uma rede de telefonia IP (serviços VoIP) requer diversos elementos para sua operação, muitos deles fora do controle gerencial de uma operadora. Por este motivo a IETF definiu uma série de padrões a serem seguidos para a operação de telefonia IP, em especial nos serviços de sinalização. Estes padrões têm por objetivo definir as regras de interoperabilidade e o funcionamento padronizado de operações que envolvam diversos elementos e mesmo operadoras.

A SIPPulse segue estritamente os padrões definidos pela IETF. Alguns produtos desenvolvidos pela SIPPulse não são afetados pelos padrões definidos (por exemplo tarifação de bilhetes, soluções antifraude, portabilidade numérica, etc). Nestes casos, a SIPPUlse desenvolveu um conjunto de regras devidamente documentados que servirão de padrão para identificação de problemas operacionais enfrentados por nossos clientes. Para serviços de telefonia públicaa SIPPulse segue os padrões e regras definidos pela ANATEL


  • No labels