O SIP é hoje um dos protocolos mais usados em voz sobre IP. Conhecer sobre o este protocolo é essencial no entendimento de um sistema de telefonia IP e a correta avaliação de eventos irregulares na operação de telefonia.
O protocolo SIP, "Session Initiation Protocol" está descrito principalmente em duas RFCs "Request for Comments", RC2543 e RFC3261 que é também conhecida como SIP versão 2. O SIP é um protocolo da camada de aplicação usado para estabelecer, modificar e terminar sessões ou chamadas multimídia. Essas sessões podem ser conferências, e-learning, telefonia pela Internet e aplicações similares.
Ele é um protocolo baseado em texto, similar ao HTTP e SMTP, desenhado para iniciar, manter e terminar sessões de comunicação interativa entre usuários. Tais sessões incluem: voz, vídeo, chat, jogos interativos e realidade virtual. Ele foi definido pela IETF (Internet Engineering Task Force) e vem se tornando o padrão de fato em telefonia tanto para operações privadas sobre redes IP, quanto para telefonia pública.
A simplificação introduzida pelo SIP e a possibilidade de convergência de infraestrutura de dados e serviços de telefonia, são os dois principais fatores que levaram à adoção desta tecnologia pelas principais operadoras do mercado.
O conhecimento dos princípios da sinalização SIP dará aos clientes a orientação necessária para a correta investigação de eventos.