Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

« Previous Version 12 Next »

    1. SOBREVIVÊNCIA DE DADOS

    As plataformas SIPPulse softswitch PCRT e PABX PTXH são produtos transacionais que geram um volume de dados significativamente alto em suas operações. Considerando que a geração de tais transações dependem de acesso ao banco de dados para consulta e escrita, para garantir a eficiência das operações, adotamos um limite o tempo de retenção de dados on line na plataforma conforme descrevemos neste documento.

    Por outro lado, para que o cliente possa garantir a sobrevivência de dados por tempo maior, disponibilizamos alguns mecanismos de extração de dados e configurações do ambiente.

    Uma vez que os dados foram tornados disponíveis para extração, a responsabilidade pela sobrevivência dos dados é do cliente, que deve definir, implantar e operar sua própria política e procedimentos.


    Para entender e melhor utilizar os recursos que as plataformas disponibilizam  Os produtos SIPPulse trabalham com três tipos de dados:

    • Dados de Configuração Operacional: Dados que tendem a serem constantes após a instalação do ambiente. Estão relacionados a aspectos de licenciamento e operação da plataforma. São alterados apenas pela equipe SIPPulse.

    • Dados de Configuração Funcional: Dados relacionados às operações funcionais da plataforma, esses dados são inseridos pelo cliente e utilizados na operação dos serviços e geração dos dados de produção. Exemplo: clientes, rotas, tarifas, perfis de uso, administradores, etc.

    • Dados de Produção:

    Eles são classificados como:

      • ACCs: Tabela contendo os dados operacionais da plataforma e componentes a ela associados. Exemplo: Registro de sinalizações.

      • CDRs: Cada sinalização de invite gera um CDR (será gerado um CDR adicional para cada transbordo ocorrido em uma chamada).

      • CDRs tarifados: Gerados por rotinas periódicas de fechamento de bilhetes. São considerado CDRs tarifados somente chamadas completadas e encerradas corretamente (chamadas não encerradas através de sinalização "bye" são registradas em tabelas acessórias.


         2. PROCESSOS DE APOIO DE BACKUP

    A plataforma softswicth PCRT, oferece três mecanismos automatizados de extração de dados para backup dos dados. Para entender seu funcionamento é importante compreender a política de retenção de dados que adotamos no desenvolvimento da plataforma e, em implantações específicas.


         2.1 Retenção on-line de dados

    A plataforma mantém on-line os dados de configuração funcional de forma permanente, até que uma nova configuração seja introduzida pelos administradores do cliente (os dados anteriores são apagados porém a alteração é registrada no Log de Auditoria Sistêmica).

    Os dados de Produção são retidos de forma on-line seguindo o padrão abaixo:

    • CDRs Tarifados: máximo de 180 dias

    • ACCs e demais CDRs: máximo 40 dias.


    O tempo de retenção dos dados de Produção on-line podem ser revistos conforme o projeto, a demanda operacional ou a disponibilidade de capacidade de armazenamento de dados.

    A alteração do tempo de retenção de dados on-line deverá ser feita somente via sistema VTracker.

    A retenção dos dados on-line na plataforma por longos períodos irá causar uma perda de desempenho funcional e operacional. Uma vez que diversos aspectos operacionais são afetados, como por exemplo, consultas e/ou inserção de registros em um banco de dados extremamente populado. Caso o volume de dados de produção gerado pela operação do cliente seja excessivo, a SIPPulse indica que o tempo de retenção acima definidos sejam reduzidos.


        
    2.2 Acesso aos dados através de recuperação direta ao banco (View)

    A plataforma PCRT dispõe de view para extração de dados das tabelas de CDR e ACC do banco de dados em tempo real. Os dados podem ser extraídos tempestivamente e devem ser armazenados em um servidor separado. Para operações de alto volume, este recurso permite ainda que o cliente gere dados e análises (Business Intelligence) sobre os CDRs e ACCs sem impactos em sua operação.


    Vale ressaltar que aplicar a solução de view pode acarretar em problemas de desempenho no banco de dados principal, uma vez que efetua consultas no mesmo que podem concorrer com transações nativas da plataforma. A SIPPulse, recomenda que essa operação seja feita por alguém especializado em banco de dados e não sofra alterações constantes.


    Uma vez que os dados são extraídos, é responsabilidade do cliente mantê-los armazenados de forma segura e pelo prazo que desejar. Lembramos que a recuperação de dados mantidos em outras plataformas e/ou em formato diferente do nativo às tabelas da plataforma PCRT, não poderão ser recuperados na mesma.

         2.3 Rotinas de backup

    As plataformas PCTR e PTXH têm nativamente uma rotina diária que executa uma salva completa dos dados de Configuração Funcional e Dados de produção. Esta rotina gera um arquivo compactado que é armazenado no servidor do Banco de Dados, sob um dos diretórios abaixo(conforme configuração inicial):

    • /var/lib/sippulse/backup

    • /home/suporte/backup


    Os arquivos de backup completos ficam armazenados por 3 dias, conforme um novo backup completo é gerado, o backup mais antigo será removido pela rotina de backup.  A extensão do arquivo gerado é um tar.gz no seguinte formato Pulse-AAAA-MM-DD.tar.gz. Os arquivos de backup completos são compostos por:

    • Dados de Configuração funcional: última configuração salva pelo(s) administrador(es)

    • Dados de Produção-CDRs tarifados: 180 dias ou conforme configurado no ambiente do cliente.

    • Dados de Produção-ACCs : 40 dias ou conforme configurado no ambiente do cliente.


    O cliente deverá providenciar a extração destes arquivos e garantir o seu arquivamento em um local seguro seguindo sua própria política de preservação de dados e informações.


    Note que após a geração do backup, os dados permanecem on-line conforme regra acima definida (Retenção on-line de dados), sendo removidos permanentemente após o prazo acima definido, ou aquele alterado subsequentemente na implantação  do ambiente

    Além da rotina diária, o cliente deverá solicitar a configuração de rotina complementar para extração de CDRs. O ciclo de execução desta segunda rotina não pode ser maior do que o prazo definido para Retenção on-line de dados para CDRs tarifados, sob o risco de perda de dados e informação, e deve ser definido pelo cliente na implantação da operação. Em caso de mudança o cliente deverá solicitar via sistema VTracker.


        3. MECANISMO COMPLEMENTAR

    Além da geração de arquivos de backup o cliente pode contratar a ferramenta ARCHIVE da SIPPulse. O ARCHIVE é um módulo complementar que oferece um repositório de dados onde armazenamos CDRs (por 5 anos), tabelas de ACC (máximo 180 dias) e configurações do ambiente. Este módulo tem licenciamento avulso e requer uma infra dedicada. Através do ARCHIVE o cliente poderá recuperar qualquer CDR (até 5 anos) de forma gráfica e sem necessidade de restaurar arquivos antigos, desde que haja capacidade de armazenamento suficiente para retenção dos dados pretendidos.


    O mecanismo acima descrito não elimina ou substitui as rotinas de backup descritas nesta seção.

    Os rotinas de backup do sistema podem ser complementadas por projetos de redundância operacional, que devem ser objeto de projetos específicos.


    As rotinas de backup diárias somente recuperam os dados após o "encerramento" da operação. Dados gerados entre um backup diário e outro, poderão ser perdidos em  de falhas catastróficas que afetem o servidor do banco de dados do ambiente operacional do cliente, caso não haja extração de dados via através das "views" do mesmo.

    É importante destacar que todas as rotinas de backup, acesso ao banco de dados através de "views" e o uso do ARCHIVE recuperam somente os dados já persistidos no banco de dados. Em operações com proxy independente, certifique-se de que, para correta e completa geração de arquivo de backup, a comunicação entre o proxy e o banco esteja ativa e que os dados gerados no proxy estão devidamente persistidos no banco.


         4. Restauração de Dados

    Em caso de necessidade de recuperação dos dados armazenados externamente, o cliente deverá abrir um chamado no sistema Vtracker, como solicitação de serviços, informando a necessidade de recuperação.

    Os serviços de recuperação de dados são serviços avulsos, e ele será cobrado de acordo com o total de horas dedicadas para recuperação. A recuperação de dados somente será possível a partir de arquivos íntegros mantidos pelo cliente.




  • No labels