Na arquitetura SIP, nós usamos agentes usuário e servidores. O SIP usa um modelo distribuído ponto-a-ponto usando um servidor de sinalização. O servidor gerencia a sinalização, enquanto os agentes usuário e os agentes servidores manuseiam a sinalização e a mídia (audio, vídeo, etc...). Veja figura ao lado:
No modelo SIP, um agente usuário, normalmente um telefone SIP, irá iniciar a comunicação com seu SIP Proxy, visto aqui como Proxy de saída, para enviar uma mensagem conhecida como INVITE.
O Proxy de saída irá ver se a chamada é direcionada para um domínio externo. Ele irá pesquisar o DNS para determinar o domínio alvo e resolver o endereço IP. Então ele irá encaminhar a chamada para o SIP Proxy responsável pelo domínio B.
O Proxy de entrada irá verificar na sua tabela de localização pelo endereço IP do agente B se este endereço tiver sido inserido na tabela de localização de usuários (normalmente em memória) por um processo prévio de registro. Se o Proxy de entrada puder localizar o endereço, ele irá encaminhar a chamada o agente B.
Após receber o pedido SIP, o agente B terá todas as informações necessárias para estabelecer uma sessão RTP (normalmente uma ligação com áudio) com o agente A. Uma mensagem de BYE termina a sessão.
Normalmente os provedores VoIP não implementam um trapezóide puro. Eles não permitem que você envie chamados para domínios externos, porque isto afeta a receita. Eles implantam uma estrutura que mais parece um triangulo SIP.
General
Content
Integrations