SBC Proxy (3.4)
O SBC Proxy já vem pré-configurado em relação aos dados de ambiente (IPs, portas, etc), já as alterações funcionais são feitas através da interface web de gerenciamento.
Nesta seção será mostrada a configuração funcional do módulo SBC Proxy do PGWS. Qualquer alteração dos dados de ambiente deve ser feita pela equipe de suporte da SIPPulse atraveś de um ticket na plataforma Tracker.
Configurações Gerais
O PGWS SBC Proxy possui duas opções de configurações funcionais, uma sendo a configuração das faixas de IP que devem ser liberadas (opcional) e outra sendo os servidores de despacho, que receberão as chamadas dos clientes que se conectam via o PGWS SBC Proxy.
Liberação de IP
O sistema permite definir quais fixas de endereço podem fazer registro de usuários e enviar chamadas pelo PGWS SBC Proxy. Quando este recurso está ativado, os pacotes recebidos de faixas de endereço que não estiverem cadastradas, serão descartados.
Este recurso é ativo quando a opção Ativar estiver marcada e as configurações carregadas. Quando o recurso estiver ativado, o PGWS irá rejeitar qualquer requisição de IPs e/ou redes que não estiverem configuradas.
Para adicionar um IP na lista de IPs liberados, basta clicar no botão Adicionar referente à este módulo. Surgirá um pop-up solicitando as seguintes informações:
Endereço: Endereço IP que deverá ser liberado
Porta: Porta de origem do dispositivo do cliente. Para liberar todas, basta inserir 0
Mascara: Mascara de subnet.
Protocolo: Protocolo de transporte que deverá ser liberado
Dispatcher (Despacho para servidores Internos)
O PGWS SBC Proxy faz, automaticamente, o balanceamento de carga de servidores SIP, para isto basta cadastrar os servidores no sistema Dispatcher e definir o peso de cada servidor.
A opção de limitação de chamadas simultâneas, limita a quantidade de chamadas em todo o módulo Proxy, prevenindo que tenha uma sobrecarga nos links de dados, degradando a qualidade das chamadas.
Para adicionar um servidor SIP na lista de despacho, basta clicar no botão Adicionar referente à este módulo. Surgirá um pop-up solicitando as seguintes informações:
Nome: Nome do servidor SIP previamente cadastrado
Endereço: Endereço IP do servidor SIP (para consulta)
Porta: Porta de rede do servidor SIP (para consulta)
Peso: Peso para distribuição de carga entre os softswitches
Estado: Ativo, Inativo e Probing. No caso de Probing, o softswitch é automaticamente desabilitado em caso de falhas de comunicação.
Suporte à CODECs
O módulo Proxy é agnóstico aos CODECs não necessitando nem possibilitando transcodificações. Desta forma suporta quaisquer CODECs de vídeo e áudio disponíveis no mercado. O sistema também é agnóstico a criptografia no padrão SRTP (Secure Real Time Protocol) com troca de chaves por descrição de sessão (SDES).