Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

« Previous Version 3 Current »


Recursos gerenciados pelo Administrador

Os seguintes recursos são gerenciáveis pelo Administrador do sistema, ou usuário com acesso ao sistema central e nível de permissão com acesso ao registro de usuários. Alguns recursos podem ser ativados também pelo usuário. Consulte seu administrador para configurar as funções e recursos desejadas. 

Siga-me (Incondicional)

Quando ativado, todas as chamadas entrantes para o usuário serão direcionadas ao destino indicado. Informa-se na ABA PABX da seção de administração de usuários no portal do Administrador. No siga-me deve ser informada o número em que a chamada deva ser desviada. Este número deve estar em um formato que possa ser discado pelo usuário dono do siga-me.

Siga-me Ocupado

Quando ativado, as chamadas entrantes para o usuário serão direcionadas ao destino indicado, caso o sistema receba sinalização de que algum terminal de registrado para o usuário esteja ocupado (486 Busy Here). Informa-se na ABA PABX da seção de administração de usuários no portal do Administrador. No siga-me ocupado deve ser informada o número em que a chamada deva ser desviada. Este número deve estar em um formato que possa ser discado pelo usuário dono do siga-me.

Siga-me não atende

Quando ativado, as chamadas entrantes para o usuário serão direcionadas ao destino indicado, caso esta não seja atendida no tempo no campo Invite Timer definido no usuário. Informa-se na ABA PABX da seção de administração de usuários no portal do Administrador. No siga-me deve ser informada o número em que a chamada deva ser desviada. Este número deve estar em um formato que possa ser discado pelo usuário dono do siga-me.

Serviço Chefe-Secretária

Indica-se, no registro do chefe, o usuário que fará papel de secretária. Informa-se na ABA PABX da seção de administração de usuários no portal do Administrador. No siga-me deve ser informada o ramal da secretária. Este número deve estar em um formato que possa ser discado pelo usuário dono do siga-me. A diferença entre o recurso de chefe secretaria e do siga-me comum é que uma transferência vinda da secretária para o chefe é completada normalmente. 

Call Group

O administrador poderá vincular o ramal a um grupo de chamadas recebidas, possibilitando que o ramal pertencente a este grupo possa ter sua chamada capturada por ramais que estejam com o Pickup Group configurado com o mesmo identificador do grupo. Informa-se na ABA PABX da seção de administração de usuários no portal do Administrador.

Pickup Group

O administrador poderá incluir o usuário em um grupo onde usuários possam capturar chamadas para outros usuários do mesmo grupo. Informa-se na ABA PABX da seção de administração de usuários no portal do Administrador.

Cadeado Eletrônico

Este é um recurso que permite ao usuário bloquear o uso de seu terminal. Assim, se a informação for adicionada ao campo na ABA ACL da seção de administração de usuários no portal do Administrador, o usuário poderá bloquear seu aparelho para utilização, liberando somente as chamadas definidas no ACL Bloqueado.

Pin Code

Este é um recurso que permite ao usuário a adição de um PIN para a liberação de chamadas feitas pelo ramal. Com um PIN Code definido, todas as chamadas efetuadas pelo ramal, devem ser iniciadas com o PIN, caso contrário, o PBX recusará a mensagem.

Black-List de Saída

Indica-se, no registro do usuário, os prefixos, números completos ou expressão regular para os quais este usuário está impedido de realizar chamadas.

Black-List de Entrada

Indica-se, no registro do usuário, os prefixos, números completos ou expressão regular para os quais este usuário não receberá chamadas.

Configuração de Aliases

O alias é uma máscara para um ramal, onde é possível vincular um número à um ramal para que quando este número for discado, a chamada seja encaminhada à este ramal.

Ativação de gravação de chamadas

O Administrador poderá marcar esta opção no cadastro do usuário. Informa-se na seção de Administração de Usuários no portal do Administrador. Todas as chamadas serão gravadas.


Recursos acionados a partir do terminal de usuário

Durante o uso diário e continuado dos recursos de telefonia, alguns recursos podem ser utilizados pelo usuário para operações corriqueiras a partir de seu próprio telefone. Alguns recursos são complementares àqueles ativados no portal do usuário e/ou no portal do administrador.

Recursos básicos de PABX

Transferência de chamadas

Os comandos de transferência são comandos realizados durante uma chamada, para que a mesma possa ser transferida para uma terceira pessoa.

Transferência cega:

Comando <*3>  

Um tom de linha será ouvido, então o ramal destino deve ser discado.

Transferência assistida:

Comando: <*2>  

Um tom de linha será ouvido, então o ramal destino deve ser discado. Após conversa com o ramal destino, para completar a transferência, basta desligar a chamada.

Captura de chamadas

Captura global

A captura global é um recurso que possibilita a captura de qualquer chamada do domínio, independente do grupo de capturas configurado nos ramais.

Comando: <*7>

Quando o usuário quiser fazer uma captura de chamadas de algum ramal que está tocando, basta que ele faça uma chamada para *7

Captura de grupo

A captura de grupo é um recurso que possibilita a captura de qualquer chamada dos ramais que estejam no mesmo grupo de captura do usuário.

Comando: <*8>

Quando o usuário quiser fazer uma captura de chamadas de algum ramal que está tocando, que seja do mesmo grupo, basta que ele faça uma chamada para *8

Captura direta de ramal

A captura direta de ramal é um recurso que possibilita a captura de qualquer chamada de um ramal específico que esteja tocando, independente do grupo configurado.

Comando: <*9><Ramal>

Quando o usuário quiser fazer uma captura de chamadas diretamente de algum ramal que está tocando, basta que ele faça uma chamada para *9 + Número do ramal.

Facilidades de ramal

Consulta à Caixa Postal (Voicemail)

Para consultar as chamadas gravadas na caixa postal a partir de um telefone.

Comando: <*60>

Cadeado eletrônico

Para habilitar o recurso de cadeado eletrônico a partir de um telefone.

Comando: <*24><Senha de Facilidades>

Para desabilitar o recurso de cadeado eletrônico a partir de um telefone.

Comando: <*25><Senha de Facilidades>

Siga-me Incondicional

Para habilitar recursos de siga-me a partir do telefone. 

Comando: <*72> <NÚMERO DE DESTINO>

Para desabilitar recursos de siga-me a partir do telefone. 

Comando: <*73> 

Siga-me quando ocupado

Para habilitar recursos de siga-me quando ocupado a partir do telefone.

Comando: <*90> <NÚMERO DE DESTINO> 

Para desabilitar recursos de siga-me quando ocupado a partir do telefone.

Comando: <*91>

Siga-me quando não atende

Para habilitar recursos de siga-me quando não atende a partir do telefone.

Comando: <*92> <NÚMERO DE DESTINO>

Para desabilitar recursos de siga-me quando ocupado a partir do telefone.

Comando: <*93>

Mobilidade de ramal

Para habilitar o recurso de mobilidade a partir do telefone.

Comando: <*94>

  • Ao ligar para *94,  sistema irá solicitar a senha de facilidades.

Para desabilitar o recurso de mobilidade a partir do telefone.

Comando: <*95>

Códigos de acesso às facilidades do PBX

Todas as facilidades do PBX, como Filas de Atendimento, URAs, etc, podem ser acessadas diretamente de um ramal, usando os códigos de acesso de cada facilidade.

Como são códigos que podem ser discados pelo ramal, é possível criar um assinante para servir de máscara para estes códigos, usando o siga-me incondicional.

Fila de Atendimento

Realiza uma chamada para uma fila

Comando: <*61><Número da fila>

Unidade de Resposta Audível - URA

Realiza uma chamada para URA

Comando: <*62><Número da URA>

Sala de Conferência

Realizar uma chamada para a sala de conferência

Comando: <*63><Número da Sala>

Time Routing

Realiza uma chamada para o time routing

Comando: <*64><Número do Time Routing>

Hunt Group

Realiza uma chamada para o hunt group

Comando: <*65><Número do Hunt Group>

Escuta de chamada

O sistema possibilita a escuta de chamadas de outros ramais a partir de um ramal do mesmo domínio. Para isto, basta ligar para o código de acesso da escuta de chamadas juntamente com o ramal que será espionado.

Comando: <*66><Número do ramal>

Estacionamento de chamada

Para estacionar uma chamada, basta transferir uma chamada para o estacionamento desejado usando o comando do estacionamento. Uma vez em que uma chamada está estacionada, para recuperá-la, basta ligar para o estacionamento correspondente. Nos dois casos, a forma de discagem é a mesma.

Comando: <*67><Número do estacionamento>

Chamadas entre domínios

Para realizar uma chamada entre domínios, basta discar o código de chamadas entre domínios, junto com o prefixo definido para o domínio e o ramal desejado.

Comando: <*68><Prefixo do domínio><Ramal do outro domínio>


Funções disponíveis dependentes do Terminal de Usuário escolhido

Na arquitetura do protocolo SIP, algumas funcionalidades que normalmente são feitas pela central telefônica passam a ser feitas pelos telefones dos usuários do sistema. O SIP Pulse tem suporte completo à todas as funções listadas abaixo, porém deve ser confirmado se o equipamento do usuário também possui suporte e se respeita fielmente à RFC correspondente. Tais serviços são:

Não Perturbe (DND - Do Not Disturb)

Este recurso deve ser ativado a partir de tecla do telefone, normalmente identificada como “DND”. 

Ao ativar o serviço de Não Perturbe, o equipamento do usuário automaticamente responde ao sistema com a mensagem 486 “Busy Here para toda tentativa de chamada, conforme RFC 4504. Sendo assim, o SIP Pulse encaminhará a sinalização de que o ramal estará indisponível para o chamador (ocupado).

Outra forma de implementar esta função é através do “siga-me incondicional”.

Chamada em Espera (Hold)

Para colocar uma chamada em espera, o equipamento do usuário deve acionar uma tecla normalmente identificada como “HOLD”. Para retornar à chamada, pressiona-se novamente a mesma tecla. 

Esta tecla envia uma sinalização de INVITE para o SIP Pulse tendo um parâmetro a=senonly no SDP. Esta sinalização será encaminhada para o equipamento que originou chamada que deverá ativar a chamada em espera. Para retirar a chamada da espera, o equipamento deve enviar um novo INVITE para o SIP Pulse, porém com o parâmetro a=sendrecv no SDP.

Intercalação

Para intercalar entre chamadas em algum outro ramal, o equipamento do usuário deve por a chamada corrente em espera (tecla “HOLD”) e atender a segunda chamada. Para voltar para a primeira chamada, a segunda deve ser posta em espera ou desligada e a primeira deve sair da espera, pressionando-se novamente a tecla “HOLD”.

Consulta

Para consultar algum outro usuário durante uma chamada, o equipamento do usuário deve por a chamada corrente em espera (tecla normalmente identificada por “HOLD”) e realizar uma nova chamada ao número a ser consultado. Para encerrar a consulta, o usuário deve desligar a segunda chamada e tirar a primeira chamada da espera (pressione a tecla “HOLD”) 

Conferência a 3

Alguns telefones têm este recurso disponível permitindo que usuários façam conferência sem utilizar os recursos centrais. 

Para acionar este recurso, o usuário pressiona a tecla “CONF”, executa a segunda chamada, e ao completar, pressiona mais uma vez a tecla “CONF”.

Transferência 

Transferências podem ser realizadas de duas formas, uma sendo gerenciada totalmente pelo PBX, usando os comandos de transferência, ou via SIP. Se o telefone dispor de tecla específica e utilizar os métodos definidos na RFC3261, pode ser utilizada esta tecla, normalmente identificada como “TRAN” ou “TRNSF” e o número de destino. 


Correio de Voz:

A plataforma PULSE PBX disponibiliza serviços de correio de voz que devem ser ativados pelo administrador do sistema ou domínio no qual você está registrado.  As regras de utilização variam de acordo com cada instalação da plataforma. Verifique com seu administrador os recursos disponíveis e como ativá-las.

Configuração de Usuários

Para uso dos serviços de voz, solicite ao administrador a ativação de sua conta. Uma vez ativada, no portal de usuários, na aba de PABX, defina sua senha de acesso à sua caixa postal, que pode ser trocada sempre que desejado.  

Quando sua conta de correio de voz for ativada, chamadas ocupadas e chamadas não atendidas serão encaminhadas para a caixa postal. Porém recursos de redirecionamento têm precedência sobre o correio de voz.

Utilização dos Recursos

Uma vez que o serviço esteja ativado, e sua senha cadastrada, você poderá carregar sua mensagem de saudação pessoal através de seu terminal de usuário.

Para recuperação de mensagens, acesse o serviço de caixa postal a partir de qualquer terminal, digitando sua senha e as opções de recuperação, armazenamento e deleção de mensagens, configuradas pelo administrador.

Sempre que houver mensagens em sua caixa postal, se o terminal de usuário onde você estiver registrado for compatível, você receberá uma mensagem no visor, que será eliminada sempre que a mensagem for recuperada (ou se enviada por email). 

Armazenamento de mensagens

Mensagens de correio de voz são armazenadas por tempo definido pelo Administrador na implantação do sistema. O armazenamento será feito no servidor RTP associado ao usuário. 

  • No labels