Softswitch PCRT 5.0
Manual de Administração
Maio 2020
Este documento é voltado aos administradores da plataforma SIPPulse. Todos os direitos reservados.
Índice:
Veja também:
Introdução
O SIPPulse PCRT é uma plataforma de software, 100% nacional, para provimento de serviços de voz sobre IP, projetada para operadoras e provedores de serviços de voz.
Suas características como flexibilidade, escalabilidade e capacidade de integração a tornam apta a suportar redes de voz e mídia privadas, seja para empresas ou organismos governamentais com grande distribuição geográfica e alto número de colaboradores. A plataforma possui uma estrutura de sinalização SIP avançada capaz de atender os assinantes com rapidez e confiabilidade.
O SIPPulse baseia-se no protocolo SIP e opera através de um engine altamente sofisticada que implementa as regras definidas pela ITU (International Telecommunication Union). A plataforma suporta também as RFC's definidas pela IETF (Internet Engineering Task Force), descritas abaixo:
RFC 3261 – Session Initiation Protocol (SIP);
RFC 5341 – The Internet Assigned Number Authority (IANA) Uniform Resource Identifier (URI) Parameter Register
RFC 3265 – Especific Event Notification;
RFC 4028 – SIP Session Timer;
RFC 3262 – Reliability for Provisional Responses in the SIP;
RFC 3550 – RTP: A Transport Protocol for Real-Time Applications
RFC 4733 – RTP Payload for DTMF Digits, Telephone Tones and Telephone Signals;
RFC 3264 – An Offer/Answer Model with SDP;
RFC 2959 – Real-Time Transport Protocol (RTP) Management Information Base;
RFC 3266 – Support for IPv6;
RFC 3551 – RTP Profile for Audio and Video Conferences with Minimal Control;
RFC 6157 – IPv6 Transition in the SIP;
RFC 3389 – RTP Payload for Comfort Noise (CN);
RFC 3515 – SIP Refer Method;
RFC 3486 – Compressing the SIP;
RFC 3891 – SIP Replaces Header;
RFC 3856 – A Presence Event Package for the SIP;
RFC 3892 – SIP Referred-by;
RFC 2474 – Definition of the Differentiated Services Field (DS Field) in the IPv4 and IPv6 Headers;
RFC 5389 – Session Traversal Utilities do NAT (STUN);
RFC 2475 – An Architecture for Differentiated Services;
RFC 5766 – Traversal Using Relays around NAT – TURN;
RFC 2597 – Assured Forwarding PHB Group;
RFC 6086 – SIP INFO Method and Package Framework;
RFC 3246 – An Expedited Forwarding PHB;
RFC 3311 – SIP UPDATE Method;
RFC 2507 – IP Header Compression;
RFC 5359 – SIP Service Examples;
RFC 2508 – Compressing IP/UDP/RTP Headers for Low-Speed Serial Links;
RFC 3325 – Private Extensions to the SIP;
RFC 7235 – Hypertext Transfer Protocol (HTTP/1.1): Authentication;
RFC 3323 – A Privacy Mechanism for SIP;
RFC3702 – Authentication, Authorization, and Accounting Requirements for the SIP.
RFC 3581 – A Extension to the SIP for Symmetric Response Routing;
A plataforma pode ser utilizada para trabalhar em múltiplos domínios com modelos de tarifação pós e pré-pago, de forma independente. A condição de multi-domínio permite a criação de partições lógicas do sistema segregando assinantes de diferentes clientes corporativos, ou em uma operação privada, de diferentes departamentos/organizações.
A solução está preparada para trabalhar de forma redundante e suporta até 50.000 registros de assinantes por instância (um assinante pode ter mais que um registro, estando homologada para processar 300 requisições de chamadas por segundo e podendo suportar mais de 10.000 chamadas em curso, por instância ou nó do sistema.
O sistema suporta o cadastro de até 2M de rotas, através de gateways E1, FXO, GSM e SIP.
Na camada de apresentação ao gestor e usuários o SIPPulse implementa abordagem de interface gráfica amigável, capaz de atender todos os requisitos de operação do dia-a-dia.
Além de atender a padrões mundiais para telefonia IP, a Plataforma SIPPulse Softswitch é aderente a requisitos definidos pela ANATEL e ABRTelecom para operações em redes de telefônica pública (RTPC), além de estar aderentes a requisitos constantes na arquitetura ePING e na portaria Portaria Interministerial nº 141, de 02 de maio de 2014.
Seu desempenho, interoperabilidade, flexibilidade funcional e operacional e facilidade de uso, tornam esta plataforma a opção ideal para operadoras ou empresas que demandam segurança e confiabilidade operacional, eficiência e qualidade em sua operação.
Arquitetura das soluções SIPPulse
A plataforma de produtos NGN SIP SIPPulse oferece uma série de soluções que ajudam empresas a conectar colaboradores e clientes de maneira eficiente e eficaz.
O núcleo da plataforma de serviços é o softswitch PCRT, construído sobre conceitos NGN e protocolo SIP, que oferece serviços de roteamento de chamadas telefônicas. O softswitch PCRT é desenvolvido sobre 4 módulos principais.
Desenvolvido para atender as demandas crescentes e elásticas do mercado de telecomunicações de mídia (voz e imagem), suporta operações de redes públicas (PSTN), operadoras de atacado, redes privadas (PBX) e Contact Center, tanto em sua capacidade operacional quanto nas funcionalidades que oferece¹.
Suas características de elasticidade permitem sua implantação de forma econômica e eficaz em operadoras públicas (STFC) locais com baixa demanda de tráfego ou em grandes operadoras regionais ou nacionais e mesmo operadoras de atacado. O ambiente pode ser expandido verticalmente (de acordo com o crescimento do volume de operações) e horizontalmente, com adição de funcionalidades complementares.
Aderente às RFC’s do IETF, a integração do SIPPulse PCRT é bastante simples, permitindo sua operação em ambientes heterogêneos que sejam baseados nas mesmas recomendações.
A arquitetura do SIPPulse PCRT composta 4 componentes: Aplicação, Banco de Dados, SIP Proxy e RTP. O ambiente deve ser contemplando por gateways compatíveis com o ambiente².
Para garantir o desempenho da plataforma PCRT, o Proxy e o Banco de Dados trabalham de forma independente, maximizando o uso dos recursos disponíveis e permitindo a continuidade operacional dos serviços, mesmo quando algum componente se tornar indisponível.
No modelo oferecido pela SIPPulse, conhecido como Independência de Proxy, o componente PROXY retém uma cópia local em master/slave dos dados de configuração em (dados estáticos) que são então carregados em memória, aumentando a velocidade de consulta para roteamento das chamadas, enquanto os dados dinâmicos (bilhetes ou CDRs) são registrados no PROXY em arquivos temporários³ e em processo paralelo, não síncrono, salvos em arquivos permanentes (no componente/servidor do Banco de Dados central).
Para implantação do modelo Proxy Indenpendente, é necessário que os componentes SIPProxy e Banco de Dados estejam em ambientes físicos diferentes. Caso a instalação da plataforma SOFTSWITCH PCRT seja feita em um único servidor, será necessário utilizar máquinas virtualizadas. Consulte a SIPPulse sobre as ferramentas de virtualização homologadas. O modelo Independência de Proxy não está disponível quando o Proxy é instalado no mesmo servidor lógico de Banco de Dados e Aplicação.
Com este modelo operacional, é possível implantar o softswitch PCRT de forma centralizada, com todos os componentes em um único ponto (compartilhando servidor físico, em máquinas virtuais distintas, ou com componentes distribuídos, mantendo o banco de dados e aplicação centralizados e demais componentes distribuídos.
A figura acima representa esquematicamente uma implantação com componentes centralizados e redundância. Abaixo o modelo de implantação com serviços de proxy distribuídos.
O modelo de redundância acima descrito não representa alta disponibilidade. A plataforma SOFTSWITCH PCRT suporta operação em alta disponibilidade porém uma operação desta natureza depende de vários fatores e somente será alcançada através de projeto físico, lógico e de serviços específicos para cada caso, sendo de responsabilidade do CLIENTE o projeto e operação dos mesmos. Antes de implantar Alta Disponibilidade, consulte a equipe SIPPulse para avaliar o modelo e impacto em licença e serviços associados.
{1} Algumas funcionalidades são opcionais e obtidas através de módulos complementares.
Os principais media gateways oferecidos no mercado são compatíveis com o PCRT
A gravação em arquivos temporários prevê diversos mecanismos de slave e persistência de dados evitando perdas em caso de eventos catastróficos. Alguns mecanismos recomendados pela SIPPulse dependem exclusivamente da infraestrutura e processos de monitoramento oferecidos pelo CLIENTE
Tecnologia
O SIPPulse PCRT é construído sobre protocolo SIP na camada de sinalização e roteamento, Java EE na camada de aplicações e banco de dados para registro das informações. Para sistema operacional adotamos o LINUX CENTOS.
O uso destas tecnologias aufere ao SIPPulse PCRT maior eficácia e menor custo de investimento e operacional, tanto pelo seu valor de aquisição quanto por seu baixo consumo de recursos de processamento.
A camada de apresentação, desenvolvida com conceitos webservices (padrão SOAP), permite a fácil integração do SIPPulse PCRT através de mais de 100 serviços nativos⁴.
4. A documentação dos WS disponíveis é entregue ao cliente na implantação do sistema.
Soluções
O SIPPulse PCRT pode ser configurado para operar com as seguintes funções:
CRT: Voltado para operações de atacado ou contact center com alto volume de sinalização e geração de CDRs, é também utilizado para redes privadas em funções de Classe IV conectando localidades remotas e centralizando a gestão do uso de recursos de rede; Licenciamento por chamadas simultâneas em processamento e ativas.
SCM: Operadoras SCM que queiram oferecer serviços de Telefonia IP para seus clientes. Inclui Revenda e recursos de Classe V⁵. Não possui numeração própria oferecida na rede pública; Licenciamento por chamadas simultâneas em processamento e ativas.
STFC: Voltado para operações de redes públicas (STFC) incorpora as funções SIPPulse SCM e agrega os recursos necessários à operação em rede pública (BDO, Transito e DETRAF); Licenciamento por chamadas simultâneas em processamento e ativas.
Para complementar a oferta das soluções acima, os seguintes módulos e produtos podem ser oferecidos em conjunto aumentando a oferta de serviços e tornando seu negócio mais eficaz:
Revenda
Permite a associação de empresas que revendam serviços da operadora.
Multi-domínio
Permite a operação de ambientes distintos em uma rede de operadoras.
Gravador
SBC
Desenhado para desempenhar 5 funções básicas: Ocultação de Topologia, Entroncamento SIP, Firewall SIP, Transcodificação e conversão de sinalização. Pode ser utilizado na entrada ou saída de redes.
ATI
Sistema de consulta à base de portabilidade, permitindo a identificação automática da operadora do número chamado.
5. Correio de Voz, Siga-me, Hunt Group, Time Routing
Características
| Stateful SIP Proxy Server RFC3261 Dialog Stateful SIP Proxy SIP registrar UDP/TCP/TLS | Multi-domínio Multi-leg paralelo e serial Múltiplos registros em uma única conta Limite de chamadas por registro Limite de chamadas por gateway |
---|---|---|
| Agrupamento de contas Tarifação pré-paga e pós-paga em tempo real, disponível a administradores e clientes Keep-Alive para corrigir chamadas presas Bilhetagem reversa para números 0800 e DID Relatório de rentabilidade por usuário Relatório de rentabilidade por provedor Relatório detalhado de chamadas Aviso de saldo baixo | Múltiplos planos de tarifas Suporte para markup nas tarifas Taxas de compra e venda Exportação para EXCEL Tarifação de múltiplas pernas de chamada Cadência e delay de chamadas flexível Bloqueio de chamadas sem tarifas Permite múltiplos registos e múltiplas chamadas |
| Múltiplas tabelas de roteamento Múltiplos planos de discagem Até 2.000.000 rotas Transbordo automático Relatório de ASR e CCR para gateways Substituição automática de código de área e país para usuários Tradução numérica (Dialplan) Gestão de transbordo de gateway Limite de chamadas por provedor | Roteamento DNS para domínios externos Roteamento de DIDs Trunking com Autenticação p/IP Trunking com Autenticação Por IP e Tech Prefix Suporte para RPID e PAI(RFC3325) Suporte para substituição da From URI Suporte para substituição da To URI Manipulação do CallerID (exceto STFC) Multicaller ID |
| Registro de assinantes locais Chamadas entrantes livre | Chamadas saintes: Roteamento simplificado (rotas locais e LDN predefinidas) |
| Detecção automática de NAT Suporte para STUN e TURN Suporta p/ NAT Simétrico | Ping no NAT para manter a porta aberta Múltiplos media relay servers balanceados para melhor desempenho |
| Proteção contra INVITE REPLAY ATTACKS (Check FORM and AUTH) Proteção contra Fuzzing Attacks Senhas fortes mandatórias Ocultação de topologia | Suporte para TLS/SRTP Mecanismo anti-flood Banimento de IP com múltiplas falhas Detecção de ataque por assinatura Auditoria Sistêmica Segurança refinada para administradores |
| Autenticação por domínio, IP+techprefix, IP+CLI Controle de autenticações em paralelo, limitado a 10 por usuário. | Cota de uso (minutos ou créditos) |
| Tela de dashboard com informações em tempo real Sip Trace | Real Time Statistics Relatórios de ASR, CCR e CFR dos gateways |
| Portal de Administração Portal do Usuário | Portal de Revendas Portal de Trânsito (STFC apenas) |
| Hot Backup (Opcional) | Load Balancing e Failover (Opcional) |
| Suporte à I18N |
|
| Chamada à Cobrar BDO Números especiais | Detraf Roteamento CSP Central de Trânsito |
| Portal de Revendas Dashboard de produção | Tarifação específica para revendas |
| Separação de ambientes por cliente Plano de Rotas por domínio | Perfis por domínio Plano de Tarifas por domínio |
| Siga-me Siga-me incondicional Siga-me se ocupado | Correio de voz Siga-me não atende |
| VIDE DATASHEET ADVANCED MEDIA |
|
Capacidade
A capacidade⁶ comprovada em operação continuada da plataforma SOFTSWITCH PCRT é, por instância:
Usuários registrados: 50.000;
Usuários ativos: > 50.000;
Chamadas por segundo (CPS): acima de 1.000, por SIP Proxy;
Chamadas simultâneas: 10.000 por SIP Proxy;
Sessões em paralelo com tratamento RTP Proxy: 1.000/servidor;
Sessões em paralelo com uso de mídia avançada ou gravador:120/servidor;
Rotas registradas: até 2 Milhões;
Operações com volumes superiores aos descritos acima, podem ser obtidos com configuração de múltiplos componentes físicos. Implantações com volumes elevados de uso serão tratados como projetos especiais.
6. Os fatores de capacidade aqui apresentados são nominais. O desempenho efetivo do ambiente dependerá ainda de outros fatores de sua operação como sinalização recebida (fornecedores e clientes), desempenho de rotas e gateways de saída e outros fatores, que deverão ser avaliados e monitorados constantemente.
Instalação
A plataforma SIPPulse é uma solução baseada em software que pode ser hospedada em qualquer hardware comum de mercado, inclusive em ambientes virtuais, desde que respeitando os requisitos solicitados. Alguns recursos e características da plataforma podem não estar disponíveis conforme a infraestrutura operacional oferecida.
Para entender os requisitos de HW necessários para operação da plataforma consulte o manual SIPPULSE_INFRA DESC_TÉCNICO.
Revendas
Definição de Revendedores
Na tela inicial, selecionando um Domínio, aparecerão as revendas previamente cadastradas. Ao lado delas tem o botão de exclusão e edição. Caso queira criar uma nova revenda, clique em Novo, ao lado do Domínio.
Então o administrador precisará preencher os seguintes dados:
ATRIBUTO | DESCRIÇÃO | REQ. | DEF. |
---|---|---|---|
Domínio | Domínio de Origem | SIM | N/A |
Nome da Revenda | Nome da Revenda. | SIM | N/A |
Responsável | Nome do Responsável pela Revenda. | SIM | N/A |
E-mail do responsável pela Revenda. | SIM | N/A | |
Telefone | Telefone de contato. | SIM | N/A |
Celular | Telefone celular de contato. | SIM | N/A |
Login | Login do administrador no portal dos revendedores. | SIM | N/A* |
Senha | Senha de acesso ao portal dos revendedores. | SIM | N/A |
Notificação de Saldo Baixo | Ativa o envio de email de notificação de saldo baixo | SIM | False |
Limite para Saldo Baixo | Limite do saldo da revenda para enviar o aviso. | SIM | 0,00 |
Lista de Profiles | Lista de Profiles associados a revenda. | SIM | N/A |
Tela de Cadastro de Revendas
Existe um botão abaixo da ativação de saldo baixo para personalizar a mensagem que será enviada a revenda. Ao clicar no botão Configurar Mensagem é aberto um pop-up onde é possível personalizar a mensagem. É possível fazer uma formatação básica usando as opções abaixo do editor e usar informações da revenda que receberá o aviso para compor a mensagem. As informações que serão usadas da revenda ficam entre {} (chaves).
Abaixo do editor da mensagem tem a opção de mandar um email de teste, para verificar como ficará o email de aviso. O email será enviado para o email preenchido em Email Destino, sem se preocupar que será enviado um email para a revenda. A revenda será apenas usada para preencher as informações.
Tela de Configuração de Mensagem
Inclusão de Crédito para Revendas
Aqui serão adicionados créditos para as revendas, caso a revenda venda créditos ou serviços pré-pagos. Para isso é necessário preencher os seguintes dados:
ATRIBUTO | DESCRIÇÃO | REQ. | DEF. |
---|---|---|---|
Domínio | Domínio de Origem | SIM | N/A |
Revenda | Revenda Favorecida | SIM | N/A |
Valor | Valor do Crédito. | SIM | N/A |
Observação | Informações complementares sobre a inclusão de crédito. | SIM | N/A |
Tela de Inclusão de Crédito para Revendas
Log Inclusão de Crédito Revenda
Aqui é possível visualizar o histórico do crédito adicionado a uma revenda. O histórico é visualizado através de uma tabela que contém as seguintes informações: Data da Inclusão, Nome da Revenda, Domínio, Valor, Observações e Administrador que adicionou o crédito para a revenda.
Auditoria Sistêmica
Em Auditoria Sistêmica é possível visualizar o histórico de execuções de todos os serviços do sistema, como tirar um relatório, atualizar um assinante, criar um novo profile, etc. É possível visualizar as informações de quem executou, em que data e hora, qual foi o serviço e método executados juntamente com tempo que levou para ser processado em milissegundos. Por padrão só o Administrador com perfil MASTER tem acesso a esse relatório.
Backup da Plataforma
A plataforma SIPPulse Disponibiliza a retirada do Backup via SCP ou HTTP (caso nos seja informado).
Esses arquivos podem ser retirados na pasta em /var/lib/sippulse/backup ou em /home/suporte/backup. Nesse diretório temos os backups referente aos três dias anteriores dos databases (sippulse, sippulse_reports e sippulse_transito para distros STFC), além dos arquivos de configuração do sistema.
Cabe ao administrador de operações da plataforma fazer uma rotina de download automático do arquivo gerado todas as noites e armaneze-os em uma storage ou fita.
A extensão do arquivo gerado é um tar.gz nesse formato Pulse-AAAA-MM-DD.tar.gz
Destacamos que esta rotina apenas apresenta os dados em formato que torna eficiente seu armazenamento e recuperação em caso de falha. Para maior segurança, os dados salvos devem ser armazenados em locais lógicos e físicos diferentes daqueles onde se encontram a operação e onde os dados foram gerados.
SIPPulse Routing and Billing Solutions for SIP