Monitoração - PCRT 4.7


Dashboard

No Dashboard serão mostrados todos os componentes do sistema, onde estarão os dados que são necessários para seu funcionamento, ou apenas para questões de estatísticas.

No Dashboard há número de quantas chamadas foram executadas em cada gateway do sistema, porcentagem de quantas chamadas foram respondidas e quantas foram completadas, quantos canais estão ativos no media server, estatísticas do SBC, etc. Essas informações estão divididas em cinco grandes abas: Visão Geral, Clientes, Fornecedores, Chamadas Ativas e Registros.

Em Visão Geral é onde são visualizadas as informações gerais do sistema e seus componentes. Na parte superior é mostrada as estatísticas gerais da plataforma no dia para o acompanhamento do funcionamento da mesma e logo abaixo é mostrado os gráficos dessas informações distribuídas ao longo do dia.

Abaixo dessas informações são exibidas as informações e estatísticas dos componentes do sistema, como SIP PROXY, RTP PROXY, MEDIA SERVER e no final são mostradas as médias de tempo dos processos que geram as informações do sistema, podendo verificar como está a carga do sistema, se existe algum processo que está demorando em ser executado.

Em Clientes é onde são visualizadas as estatísticas dos assinantes que foram ativados a monitoração em sua configuração. Aqui é possível verificar a quantidade de chamadas ativas por assinante, total de minutos processados, estatísticas de ASR, CCR, CFR, valores de custo, venda e a margem obtida, além de como está o uso da quota para esse assinante no dia.

Ao passar o cursor em cima da informação de ASR é possível visualizar mais informações. Essas informações são de onde as chamadas completadas estão sendo desconectadas. Se o BYE está vindo da ponta A, da ponta B ou do Sip Proxy.

Em Estatísticas dos Últimos é possível configurar a janela de tempo das estatísticas que será exibida, se dos últimos 15 minutos, 30 minutos até o dia todo. Por padrão é exibido os últimos 15 minutos, sendo possível assim ver se um assinante está tendo problemas ou não naquele momento.

Existe a opção de zerar as estatísticas voltando todos os seus valores para zero e começando a sua contabilização novamente. É possível fazer isso clicando no botão para resetar cada assinante individualmente ou no botão para resetar todos os assinantes de uma única vez. Pode-se também ativar o reset automático, clicando no botão Iniciar Serviço em Status Reset Automático Estatísticas, a cada período de tempo configurado em Intervalo de Reset todas as estatísticas de todos os assinantes serão zeradas.

Em Fornecedores é onde são visualizadas as estatísticas dos gateways do sistema, que tiveram o flag ativar monitoração marcada em seu cadastro. As informações visualizadas são CPS, número de chamadas ativas, em processamento e em ring, total chamadas processadas, total de minutos, ACD, PDD, ASR, CCR, CFR. Sobre o nome do gateway existe um link para a página de ASR do gateway no dia atual.

Existe a opção de Ativar/Desativar um gateway no botão da coluna ST, que é o status do gateway, verde se ele está ativo e vermelho se não. Ao desativar um gateway, não será encaminhada mais nenhuma chamada para ele. A ativação/desativação de um gateway é permanente no sistema, mesmo carregando alterações os gateways que estavam desativados continuarão nesse estado.

Ao passar o cursor em cima da informação de ASR é possível visualizar mais informações. Essas informações são de onde as chamadas completadas estão sendo desconectadas. Se o BYE está vindo da ponta A, da ponta B ou do Sip Proxy.

Em Estatísticas dos Últimos é possível configurar a janela de tempo das estatísticas que será exibida, se dos últimos 15 minutos, 30 minutos até o dia todo. Por padrão é exibido os últimos 15 minutos, sendo possível assim ver se um gateway está tendo problemas ou não naquele momento.

Existe a opção de zerar as estatísticas voltando todos os seus valores para zero e começando a sua contabilização novamente. É possível fazer isso clicando no botão para resetar cada gateway individualmente ou no botão para resetar todos os gateways de uma única vez. Pode-se também ativar o reset automático, clicando no botão Iniciar Serviço em Status Reset Automático Estatísticas, a cada período de tempo configurado em Intervalo de Reset todas as estatísticas de todos os gateways serão zeradas.

Em Chamadas Ativas além de ser possível visualizar e pesquisar as ligações em curso existe a opção de encerrar uma chamada clicando no botão de Hangup, finalizando a ligação para ambas as pontas. Pode-se identificar o sentido da chamada, uma seta vermelha indica uma chamada sainte e uma seta verde indica uma chamada entrante.

Em Registros além de ser possível visualizar e pesquisar os registros de um assinante específico existe um botão para desregistrar esse assinante, removendo ele da tabela de registros do sistema. Essa ação pode levar alguns minutos (1-3) até que realmente o registro seja removido, para agilizar esse processo pode ser clicado no botão Flush, limpando os registros imediatamente. Não é exibido uma lista com todos os assinantes registrados, é preciso pesquisar por um assinante para exibir algum resultado. 

O Dashboard ao todo, indiferente da aba selecionada, tem a opção no canto inferior direito de definir o intervalo de atualização da tela, que pode ser de 30 em 30 segundos ou até de hora em hora.

Sip Trace

No Sip Trace é mostrado todo o caminho de uma chamada até seu destino, desde que o Trace esteja ativado no assinante. Nesse modo, são mostradas todas as mensagens que são enviadas e recebidas pelo assinante. Na monitoração será mostrada a hora que foi enviada/recebida a mensagem, qual a mensagem que foi enviada/recebida, status, ip de origem, ip do Proxy e ip de destino. Clicando em diálogo, serão mostradas também toda a troca de pacotes entre o assinante destino e o assinante final.



A ferramenta de Sip Trace deve ser utilizada apenas para auditoria ou para eventos específicos, não devendo ser mantida ativa para todos os clientes e chamadas. Sua utilização indevida trará impactos de desempenho operacional podendo tornar a plataforma indisponível ou causar erros de bilhetagem.

Caso seu uso ativo de forma permanente seja mandatório, a infra-estrutura deverá prever espelhamento de porta no switch com uso de ferramenta de captura de dados específica, salvando as informações capturadas em servidor separado.

Siga as recomendações da equipe técnica da SipPulse, mesmo quanto ao uso em exceções. 

ASR dos Gateways

Este relatório tem como objetivo mostrar a taxa percentual de chamadas processadas com êxito por determinado gateway. Os dados são exibidos através de um gráfico e uma tabela detalhada, há um campo opcional para exibir uma lista com os detalhes das chamadas e um campo para filtrar os resultados pelo destino. A lista com os detalhes das chamadas pode ser exportada para CSV.

As datas iniciais e finais devem ser selecionadas com o horário para tornar a busca mais específica e quando a lista com os detalhamentos de chamadas for exibida, existe a opção na Lista de ASRs de mostrar somente um Sip Code específico clicando no ícone de Buscar.

ASR dos Clientes

Este relatório tem como objetivo mostrar a taxa percentual de chamadas realizadas com êxito por um determinado usuário. Os dados são exibidos através de um gráfico e uma tabela detalhada, há um campo opcional para exibir uma lista com os detalhes das chamadas e um campo para filtrar os resultados pelo destino. A lista com os detalhes das chamadas pode ser exportada para CSV.

As datas iniciais e finais devem ser selecionadas com o horário para tornar a busca mais específica e quando a lista com os detalhamentos de chamadas for exibida, existe a opção na Lista de ASRs de mostrar somente um Sip Code específico clicando no ícone de Buscar.


CFR por Gateway

Este relatório tem como objetivo mostrar a taxa percentual de chamadas não completadas por um determinado gateway. Os dados são exibidos através de um gráfico e uma tabela detalhada, há um campo opcional para exibir uma lista com os detalhes das chamadas e um campo para filtrar os resultados pelo destino. A lista com os detalhes das chamadas pode ser exportada para CSV.

As datas iniciais e finais devem ser selecionadas com o horário para tornar a busca mais específica e quando a lista com os detalhamentos de chamadas for exibida, existe a opção na Lista de ASRs de mostrar somente um Sip Code específico clicando no ícone de Buscar.



Informações de Transbordos

Nos relatórios de ASR e CFR do sistema é possível visualizar as informações do transbordo das chamadas, mostrando todas as suas tentativas. Sendo possível assim verificar o fluxo da chamada dentro do sistema, ajudando na análise de problemas.

Para exibir a informação dos transbordos é preciso que o flag Exibir Chamadas esteja ativo para listar as chamadas, na última coluna mostrada é possível ver a quantidade de tentativas de cada chamada e clicando sobre o número é exibida uma janela com as informações de todas as tentativas e informações complementares da chamada, como seu Callid, identificador único da chamada, útil para fazer o debug da chamada.



SIPPulse Routing and Billing Solutions for SIP