/
Arquitetura de Tecnologia

Arquitetura de Tecnologia


A arquitetura da plataforma PBXIP da SIPPulse permite sua implantação de forma bastante flexível. A plataforma pode ser fornecida como softappliace ou hardappliance.

O modelo hardappliance permite a implantação da plataforma em múltiplas localidades distribuindo os serviços de acordo com a demanda e, integrado ao PCRT SCRT, o roteamento entre localidades de acordo com as rotas mais econômicas disponíveis. O uso desta abordagem requer estudo viabilidade e distribuição de recursos antes de sua implantação. 

Do ponto de vista funcional, a arquitetura oferecida pela SIPPulse disponibiliza uma série de recursos que facilitam o acesso de serviços a seus usuários, clientes e introduzem a possibilidade de integração da plataforma com outros recursos. 
A plataforma SIPPulse PBXIP trabalha com arquitetura B2B (Back to Back) que interpreta toda a sinalização enviada e gera um novo pacote de sinalização ao encaminhar uma sinalização. Este modelo garante a consistência dos serviços e o torna menos suscetível a erros de sinalização oriundos de problemas de rede ou mesmo de falta de padronização de sinalização nos terminais de usuários do ambiente, bem como permite o uso em ambientes heterogêneos

Independente desta capacidade, a SIPPulse recomenda a padronização dos terminais de usuários bem como a qualificação do ambiente de rede antes da oferta de serviços. A qualidade dos serviços poderá ficar comprometida em redes de dados mal gerenciadas. , tornando-o ideal para oferta de serviços de PABX em nuvem.

Além do mais o modelo B2B suporta maior nível de sofisticação de serviços sofisticados, como por exemplo o uso de WebRTC nativo. O ambiente conta com os seguintes recursos especiais, disponíveis conforme a licença contratada:

  • Suporte a WebRTC
  • Softphone desktop WebRTC
  • Fila
  • URA


Normalmente os serviços são configurados a partir de um ambiente central, porém conforme a demanda, em especial no modelo PTXS, será possível implantar um ambiente híbrido, com servidores distribuídos. Esta opção depende de projeto específico e pode ser feita para aumentar a eficiência econômica da operação dos serviços.