Arquitetura do Sistema
Para garantir alto desempenho transacional e suportar operações de com alta disponibilidade a plataforma Softswitch SIPPulse foi desenhada com de modo a possibilitar a operação de seus componentes de forma modular, e se necessário, independentes entre si.
De forma padrão em todas as implantações serão instalados os módulos:
- Aplicação: Módulo de gestão de configuração, recursos e monitoramento. Disponibiliza também as mais de 100 APIs disponíveis para integração com sistemas de gestão (ERP e CRM Verifique com a SIPPulse os CRMs e ERPs que já têm integração com a plataforma softswicth PCRT).
- Banco de Dados: Armazena
- Dados Estáticos: configurações de rotas, usuários e tarifas
- Dados Dinâmicos: dados de produção da plataforma (CDRs, estatísticas e dados temporários gerados na operação)
O Banco de dados disponibiliza ainda uma view de acesso a determinados dados permitindo sua extração de forma tempestiva para outros sistemas de escolha do Cliente.
- Proxy: Elemento de autenticação de usuários, gestão de sinalização, roteamento de chamadas e geração de CDRs e estatísticas.
Para operações STFC o Proxy contará com um segundo elemento, a Central de Trânsito, que coordenará a troca de trafego entre operadoras incluindo regras definidas para portabilidade, áreas locais, novos prefixos, DETRAF e DETRAT, etc.
- RTP: Elemento responsável pelo tratamento de mídia. O tratamento de mídia na operação da plataforma Softswicth SIPPulse não é mandatório, sendo, no entanto, automático em determinadas situações operacionais O Tratamento de mídia pode ser opcional e normalmente recomendado para reduzir incidência de chamadas presas por perda de sinalização ou ainda quando necessário fazer a gravação de chamadas.
Conforme a operação, a plataforma Softswicth pode ser operada com foco em alto volume de roteamento de chamadas por segundo (CPS) e poucos registros, tipicamente encontrados em operações de Atacado ou Operações Corporativas e Residências, com muitos registros e poucas chamadas em paralelo (baixo CPS).
Para efeitos de desempenho e/oi licenciamento são controlados os seguintes elementos: CPS; Chamadas em Paralelo, Transbordos, e terminais registrados.