Chamadas presas
Uma chamada presa é aquela onde o sistema mantem em registro como ativa mesmo após uma ou ambas as partes considerarem a chamada terminada.
Chamadas presas são ocasionadas na operação de telefonia IP quando qualquer uma das sinalizações previstas para o tratamento de uma chamada não chegar a algum ponto do fluxo da chamada. Conforme vimos acima, a necessidade da sinalização complementar da-se, por fundamento, por incertezas na entrega de pacotes de dados na rede UDP (adotada para telefonia IP de grande volume). Hoje em dia, mesmo em redes TCP, os sistemas de telefonia trabalham tendo por base a torca de sinalização prevista nas RFCs da IETF que regem serviços de telefonia.
Desta forma, seja por erro na sinalização formada em uma ponta, seja por perda de pacotes na transissão de dados ou mesmo excesso de latência na rede, uma chamada pode terminar por ficar presa em um ou mais pontos do fluxo da chamada acarretando uma série de problemas para as operadoras.
A IETF não define mecanismos de contorno a estes eventos, cabendo a cada desenvolvedor desenvolver seus próprios mecanismos de gestão. Vale ressaltar que alguns mecanismos, ao proteger o sistema em si e o ambiente da operadora usuária, poderá propagar a outros sistemas “erros” operacionais e com isso concentrar em um ponto do fluxo da chamada as consequências do evento. Estes erros podem ser propagados ou transferidos mesmo quando dois ou mais agentes (operadoras) usam tecnologias semelhantes ou mesmo plataformas iguais.
Muitas vezes a chamada fica “presa” em apenas um dos agentes da operação, tendo um comportamento considerado normal nas demais. Uma chamada presa é aquela que o sistema mantem em registro como ativa mesmo após uma ou ambas as partes considerarem a chamada terminada.
Na operação de telefonia VoIP Atacado, existem diversos fatores alheios ao controle e processamento das plataformas (independentes de serem de mesmo desenvolvedor ou não) que irão originar estas situações. De modo geral estes problemas estão relacionados a fatores externos à plataforma e assim devem ser analisados e tratados em sua origem pela equipe de suporte do cliente antes que sejam encaminhadas à SIPPulse o pedido de suporte funcional ou técnico.
Este sessão é destinada a orientar nossos clientes quanto aos passos para análise de eventos relacionados a chamadas presas, cuja consequência pode ir à perda de capacidade de processamento e prejuízos financeiros à operação.
Este sessão estabelece ainda as políticas de atendimento adotada pela SIPPulse para apoio na análise destes eventos.
- Principais razões para ocorrência de chamadas presas
- Analise de incidentes de chamadas presas
- Evitando chamadas presas
- Resumo dos métodos de controle de chamadas presas
- O que ocorre se nada for feito?
SIPPulse Routing and Billing Solutions for SIP