Eficiência na resolução de eventos_

A eficiência do atendimento aos eventos reportados pelo CONTRATANTE depende diretamente de fatores sob controle do CONTRATANTE, inclusive, mas não apenas:

  • Capacitação das equipes do CONTRATANTE nas tecnologias necessárias para operação da plataforma, entre outros, em: redes, sistemas operacionais, ferramentas de monitoramento, sistema de telefonia, regulamentação de serviços de telefonia no Brasil, processos de análise de problemas
  • Implantar e operar sistema de monitoramento de elementos e análise de eventos de rede. Sistemas de monitoramento podem ajudar a reduzir consequência de eventos irregulares e mesmo evitá-los
  • Envolvimento do CONTRATANTE na análise evento e ações para resolução de incidentes.
  • Correta classificação e detalhamento dos eventos.
  • Coleta de evidências de eventos para agilidade no início da análise.
  • Observar as recomendações técnicas e operacionais fornecidas pela SIPPulse. Estas recomendações não são suficientes e conclusivas e devem ser agregadas às boas práticas das políticas operacionais e de segurança definidas pela Operação do CONTRATANTE.
  • Registre corretamente o incidente/dúvida.

A falta dos elementos acima irá afetar a solução dos eventos e, a critério da SIPPulse, anulará a contagem de tempo para medição de nível de desempenho. A TABELA 1 abaixo mostras os passos para execução dos serviços de suporte:

TABELA 1: passos para execução dos Serviços de Suporte

Passo

CONTRATANTE

SIPPulse

Monitoramento operacional e funcional do ambiente

Principal

Sem atividades

Pré-análise de eventos de monitoramento

Principal

Acionamento conforme manual operacional SIPPulse

Acionamento Sistema Tracker

Registro do chamado, descrição do evento, anexação de evidências (1)

Sem atividades

Avaliação do evento


Avalia evidências e evento


Aciona coleta adicional de evidências




Reclassifica eventos (se necessário) (2)

Tratamento do evento


Retorno da operação à normalidade (solução de contorno se necessário)

Testes

Homologa a solução (3).


Encerramento do evento


Documentação do evento
Início de tratativas para correção permanente (se incidente interno)


Ações de correções em elementos externos.


  1. A equipe da CONTRATANTE deve fornecer junto ao chamado informações sobre condições específicas de sua operação, inclusive customizações e adaptações feitas nos componentes fornecidos pela SIPPulse a qualquer tempo, ou condições específicas que possam afetar o resultado da avaliação e solução do evento.
  2. Após a avaliação do evento, a eventual reclassificação do incidente, em criticidade e origem, irá alterar o tempo de atendimento conforme nova classificação, sem penalização para a SIPPulse. A alteração da origem do evento, de incidente interno para qualquer outra classificação, irá gerar cobrança adicional de serviços avulsos ou dedução de horas do banco de horas mensal. A alteração de criticidade e origem poderá gerar custos adicionais ao CONTRATANTE.
  3. Após a conclusão de atendimento a um incidente, de qualquer natureza, a CONTRATANTE deverá testar a operação do ambiente frente às alterações imputadas pela equipe SIPPulse. A CONTRATANTE deverá atestar o funcionamento das modificações em até 3 dias após a comunicação pelo sistema Tracker de conclusão do atendimento. Após este prazo o evento será automaticamente encerrado como concluído.

Chamados relacionados a serviços extras serão agendados para execução conforme disponibilidade da equipe SIPPulse.

SIPPulse Routing and Billing Solutions for SIP