Configuração de Storage

O storage é o mais crítico da operação tendo impacto direto no desempenho e capacidade de armazenamento de dados. A configuração de storage será igualmente definida durante a implantação. Para configuração de storage utilizado no servidor de Banco de Dados e Aplicação, deve-se aplicar as seguintes configurações:
Velocidade de Escrita de disco (IOPS):

  • Operação CRT (atacado): Utilizar discos com a seguinte capacidade de IOPS

IOPS: (CPS máximo Pretendido) x 15

  • Operação STFC: Utilizar discos com a seguinte capacidade de IOPS

IOPS: (CPS máximo Pretendido) x 25

Destacamos que a quantidade de IOPS é decorrente do modelo operacional e alguns fatores podem alterar o IOPS medido e consequentemente o desempenho do sistema. Os cálculos acima são genéricos e representam valores de operações típicas conforme a natureza do licenciamento. Destacamos que a operação STFC tipicamente apresenta uma demanda de CPS (calls per second, ou requisições de chamadas por segundo) inferior à operação CRT.

A utilização de recursos de SIP Trace nativa na plataforma SIPPulse eleva consideravelmente o tamanho dos registros gerados e a velocidade de escrita. Este recurso deve ser utilizado como exceção conforme indicado no manual de administração da plataforma SIPPulse.

O uso de configuração de IOPS inferior ao recomendado irá afetar o desempenho do ambiente reduzindo a capacidade de tratamento de chamadas e eventualmente podendo ocasionar a interrupção da operação. A Plataforma SIPPulse incorpora recursos para bloquear novos CPS em caso excesso de transações supere a capacidade de IOPS do ambiente.

Espaço de armazenamento (dados de produção):

O espaço de armazenamento para dados de produção deve considerar

  • Tabela ACC:

Capacidade GB = (Volume diário de chamadas totais (CCR + CFR))(1.210 Bytes)(31)# de meses armazenados)/1.000.000*

  • Tabela CDR:

Capacidade GB = (Volume diário de chamadas completadas (CCR))(945 Bytes)(31)# de meses armazenados)/1.000.000*
A fim de obter maios desempenho pode-se considerar:

  • Discos SSD de alta durabilidade, com storage externo de HDD e salvas frequentes
  • HDs SAS 15K RPS em configuração RAID 10 ou storage externo em configuração superior.

A utilização de recursos de Trace nativa na plataforma SIPPulse eleva consideravelmente o tamanho dos registros gerados e a velocidade de escrita. Este recurso deve ser utilizado como exceção conforme indicado no manual de administração da plataforma SIPPulse.

As fórmulas acima suportam apenas o cálculo do espaço tomado por dados criados durante o processamento da sinalização de chamadas. Não consideram o espaço tomado pelo Sistema Operacional e outros componentes instalados.

Diversos fatores, fora do controle de negócios e operacional do CLIENTE e do uso dos produtos SIPPulse podem afetar o espaço total de armazenamento utilizado. Considerando-se a capacidade finita de espaço de armazenamento, o monitoramento da disponibilidade de espaço em disco deve ser constante por parte da equipe do CLIENTE.

Consulte a SIPPulse sobre as ações de limpeza de discos.


Espaço de armazenamento (dados de gravação de chamadas):

Caso opte por gravar chamadas via RTP, ,considere 


SIPPulse Routing and Billing Solutions for SIP